3 tendências de marketing digital que você não pode mais ignorar em 2019

À medida que 2019 se aproxima, o cenário do marketing digital que engloba SEO, mídia social, PPC, marketing de conteúdo e muito mais está testemunhando uma mudança dramática. Pode ter havido uma época em que você poderia ter descartado a inteligência artificial ou a busca visual como truques do mais recente filme de ficção científica, mas esse tempo já passou.

Há muitas novas tendências e estratégias de marketing digital que estão evoluindo na atual era da alta tecnologia e conectada à Internet e as empresas agora precisam usá-las para ter sucesso em seus esforços, porque o que funcionou para você no ano passado pode não funcionar neste ano.

Aqui estão três principais tendências de marketing digital para 2019.

1) Inteligência Artificial

Tendências de marketing digital 2019

Inteligência artificial vai dominar o mundo! Ou pelo menos os trabalhos mais simples do mundo.

A IA pode analisar o comportamento do consumidor e os padrões de pesquisa, utilizando dados de plataformas de mídia social e postagens de blog para ajudar as empresas a entender como os usuários e clientes encontram seus produtos e serviços. Por exemplo, os bots do messenger do Facebook (dos quais falaremos mais adiante) podem ajudá-lo a automatizar e otimizar seu atendimento ao cliente.

A inteligência artificial também oferece informações e dicas para os usuários entrando em conversas. De acordo com a Gartner , 25% do atendimento ao cliente usará a tecnologia chatbot até 2020, contra menos de 2% em 2017.

As empresas que adotarem a AI em 2019 serão capazes de economizar custos e acelerar o crescimento, obtendo uma vantagem sobre seus concorrentes.

2) Chatbots

Tendências de marketing digital 2019

Chatbots continuará a ser uma parte importante do marketing digital em 2019.

Esta tecnologia baseada em IA usa mensagens instantâneas para conversar em tempo real, dia ou noite, com seus clientes ou visitantes do site. Com 1,4 bilhão de pessoas interagindo com chatbots, 80% das empresas experientes já estão usando ou planejam usar chatbots até 2020. E até 2022, os chatbots ajudarão as empresas a economizar mais de US $ 8 bilhões por ano , especialmente nos setores bancário e de saúde.

Muitos clientes preferem interagir com os chatbots à medida que respondem, respondem prontamente, lembram com precisão todo o histórico de compras e nunca perdem a paciência. Esses assistentes virtuais oferecem excelente atendimento ao cliente, atendendo às expectativas dos clientes e automatizando tarefas repetitivas – o que significa que você pode se concentrar em trabalhos mais importantes.

O Uber usa a tecnologia chatbot para se comunicar com os clientes, facilitando a contratação de carros, mesmo no Facebook Messenger, do Slack ou do Google Maps. Os passageiros podem usar o menu para escolher o tipo de passeio, fazer uma solicitação, rastrear a localização do carro, enviar aos amigos uma estimativa de tempo de sua chegada e até mesmo efetuar o pagamento.

3) Vídeo Marketing

Tendências de marketing digital 2019

Esses números mostram a importância de incorporar o vídeo à sua estratégia de marketing digital em 2019:

  • 70% dos consumidores dizem compartilhar o vídeo de uma marca.
  • 72% das empresas dizem que o vídeo melhorou sua taxa de conversão.
  • 52% dos consumidores dizem que assistir a vídeos de produtos os torna mais confiantes nas decisões de compra online.
  • 65% dos executivos visitam o site do profissional de marketing e 39% ligam para um fornecedor depois de assistir a um vídeo.

E não pense apenas no YouTube. Para testemunhar um envolvimento maior com seu marketing de vídeo, você pode fazer uma postagem em vídeo ou iniciar uma transmissão ao vivo no Facebook, Instagram ou LinkedIn.

O vídeo ao vivo está ganhando popularidade, com um grande número de empresas o usando para entrevistas, demonstrações de produtos e vislumbres de eventos, vida no escritório, como os produtos são fabricados, etc.

Com os custos cada vez menores do equipamento de filme e as câmeras de smartphone cada vez mais de alta qualidade, as empresas e os profissionais de marketing estão se dirigindo para mensagens de vídeo personalizadas em vez de telefonemas ou e-mails, o que é chamado de abordagem de vídeo.

O YouTube e outros vídeos são exibidos nas SERPs, então o vídeo SEO está se tornando muito mais importante – como o uso de sobreposições de texto e legendas ocultas, além de sua descrição, título e nomes de arquivo. Confira este guia para saber mais sobre o YouTube SEO .

E o conteúdo de vídeo em 360 graus, que permite uma experiência mais interativa, está em ascensão – basta procurar o símbolo circular no canto superior esquerdo para começar a deslizar a imagem em movimento para a esquerda ou para a direita durante a reprodução.

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Chris

Sou empreendedor digital há mais de 5 anos, trabalho em casa, sou casado e pai do nick! acompanhe meu blog e veja minhas dicas para você montar seu negocio online!

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