fbpx

Como consultar benefício INSS pelo CPF – Passo a passo

Publicidade

Se você já solicitou ao Instituto Nacional do Seguro Social o pedido de concessão do benefício da aposentadoria, por exemplo. Mas não sabe se já existe algum resultado.

Vamos lá!

De acordo com uma lei específica, o Instituto Nacional precisa fazer a avaliação para a concessão de qualquer benefício no prazo estipulado de quarenta e cinco (45) dias. Entretanto, não é bem assim que as coisas funcionam na prática, geralmente o prazo é prolongado e, por vezes, o solicitante encontra-se cansado de tanto esperar.

Publicidade

Contudo, graças aos aplicativos que vieram para deixar as coisas mais práticas e fáceis, sem que precisemos telefonar ou ir à agência do INSS para saber acerca do andamento do benefício pedido. Hoje, conseguimos realizar esse procedimento diretamente do nosso celular.

Publicidade

Basta seguir o passo a passo:

  1. Tenha o aplicativo do “MEU INSS” em seu aparelho móvel, ou acesse o site do INSS pelo seu computador/notebook;
  1. Abra-o e faça o seu login, inserindo o número de seu CPF e senha cadastrados. Por estarmos realizando uma consulta de benefício, faz-se extremamente necessário ter em mãos o número do protocolo emitido pelo INSS no momento em que o solicitante requereu a análise do benefício;
  1. Já na página inicial, clique na opção “meus benefícios”, logo, é possível visualizar todos os seus benefícios, ativos ou não, e até mesmo o referente a aposentadoria;
  1. Para saber se o seu pedido foi habilitado, deferido, ou indeferido, basta clicar em cima do benefício desejado;
  2. Ao clicar, o aplicativo lhe mostrará toda a situação do benefício, desde o seu número a sua espécie.

Feito! Caso o seu benefício esteja na situação de indeferido, não se desespere! É só realizar o recurso administrativo que se encontra na mesma página. Se estiver habilitado significa que ainda está sob análise. Deferido é porque foi concedido.

5/5 - (1 vote)

Publicidade

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest