fbpx

É BOM MESMO? – Lenovo Ideapad S145

Publicidade

Na faixa dos notebooks intermediários, a Lenovo lançou em 2021 o seu novo modelo da série S.  O ideapad S145 está entre os laptops mais populares do Brasil, isto porque, de acordo com parte da crítica, o S145 tem um ótimo custo-benefício, ficando, portanto, nas melhores colocações de compra.

O seu estilo desejou preservar a economicidade, já que manteve o design de suas versões anteriores. Podemos destacar que a sua cor predominante agora é o cinza prateado e não mais o azul escuro liso, diferentemente do último notebook lançado da série S, o ideapad S145 tem a sua tampa de plástico e não de metal, logo, mais flexível e menos resistente a impactos – por isso, alertamos os cuidados na hora do manuseamento.

Publicidade
Imagem Reprodução Internet

No aspecto geral, certificamos ser um notebook recomendável para aqueles que precisam de agilidade na realização de tarefas intermediárias para complexas, dada a sua devida proporção, pois o ideapad da Lenovo não é um equipamento avançado, na verdade, está muito bem colocado no mercado, porque desenvolve tarefas do dia a dia com muita eficiência.

Sem mais enrolações, vamos às considerações pertinentes para a avaliação da review:

CONFIGURAÇÃO

Sem sombra de dúvida, a característica mais importante do Lenovo S145 é o seu armazenamento ter sido desenvolvido por um SSD (finalmente!). Acreditamos que esse seja um dos motivos do alto poder de compra dessa série de laptops da Lenovo, pois uma máquina que detém um armazenamento SSD e que roda programas com média e alta potência, sem que haja um desgaste muito grande do produto, é difícil no mercado brasileiro. Entretanto, o S145 conquistou essa performance.

O seu SSD possui 256GB, baseado num processador da Intel Core i7, modelo 1065G7, com Quad Core de 1.30 GHz, podendo ser expandido até 3.90GHz, com o Turbo Max. O seu cache é de 8GB, sendo o Sistema Operacional do Windows 10.

Publicidade

Em relação à memória RAM, o notebook fornece 8GB, sendo 4GB utilizados pelo próprio sistema e os outros 4GB ficam livres para o consumo. Tendo em vista essa questão, reforçamos que é possível fazer a sua expansão até 20GB de RAM, permanecendo os 4GB do sistema e 16GB do slot livre.

Os seus conectores podem deixar a desejar, uma vez que, por se tratar de um estilo de notebook ultrafino, a Lenovo optou por deixá-lo bem mais econômico e, desse modo, acabou por retirar algumas entradas como, por exemplo, a do cabo para a internet, a famosa rede RJ45. Entretanto, não é uma configuração que fará o computador deixar de ser o que é, apenas influência para as pessoas que trabalham em escritórios que a rede de internet é por meio do cabo, nada que um adaptador resolva esse problema.

ACABAMENTO

Na cor cinza puxado para a prata e não mais o azul escuro liso, a Lenovo considerou deixar a aparência do S145 mais sofisticada e minimalista, sendo que não chama a atenção do público em geral, isto é, torna-se uma ótima opção para levar à faculdade e ao trabalho. As suas extremidades são arredondas para que não só deixar um equipamento compacto, mas também bem mais dinâmico para a mobilidade.

As saídas de sons foram muito bem colocadas e planejadas, na nossa opinião, pois elas agora ficam na parte traseira (exterior) do notebook, além de posicionadas nas extremidades próximas ao consumidor.

Já a saída de ar, pelo menos no modelo em que analisamos, ela se encontra na borda por onde a tampa do laptop está instalado, ou seja, naquele vão passa a saída de ar, o que, podemos destacar ser um ponto negativo, pois em caso de aquecimento, o notebook pode ficar bem quente.  

TECLADO

Dentro do padrão. Levando em consideração que a Lenovo possui um estilo diferente dos demais fornecedores, o seu teclado detém de teclas não quadradas, mas com bordinhas em suas pontas, deixando visualmente mais compacto. Em relação a projeção e dimensão das teclas e o espaço para digitação, muito bem elaborado – evidenciamos que elas não fazem barulho ao digitar.

Nessa versão S145 a tecla do Caps Locke quando ativada ou desativada pode ser identificada pela pequena luz que aparece na própria tecla – isso faz com que as pessoas não fiquem confusas se estão utilizando ou não essa configuração, já que como explorado em outros reviews, há notebooks de última geração que não tiveram essa preocupação.

Para finalizar a parte do teclado, precisamos conversar sobre o seu touchpad. Sendo um laptop intermediário, a crítica esperava um reconhecimento maior em relação a esse quesito, pois, o touchpad do S145 não foi projetado da melhor maneira, uma vez que a sua leitura de comando é péssima, bem como a textura ligeiramente áspera, o dedo parece ficar grudado no touchpad, sem muita habilidade para o deslizamento dos dedos.  

TAMANHO/PESO

As dimensões do Lenovo S145 são as seguintes: altura de 1,99cm, para a marca, foi um avanço, porque a Lenovo produz notebooks com bordas maiores, mas nessa versão, não. Preferiu seguir a tendência dos laptops ultrafinos. Largura de 36,22cm e profundidade de 25,15cm, um tamanho padrão.

O destaque veio para o peso. Sim, um Lenovo com menos de 2kg, extremamente portátil, o S145 detém exatamente de 1,85kg.

TELA

Estamos falando de um notebook intermediário, não seria justo que a Lenovo o fizesse com uma tela simples HD, pois é, não foi o que eles produziram. Nessa versão, nós teremos a tela Full HD, e mais: com uma configuração chamada de Iris Plus Graphics (integrada), a placa de vídeo do S145 é muito boa, com um Widescreen Antirreflexo, de resolução padrão 1920×1080. O seu tamanho é de 15,6 polegadas.

A inovação está contida na abertura de tela de 180°. Sim, pode parecer irrelevante, mas é extremamente útil para o dia a dia. Reforçamos também que esse tipo de tela virou febre no mundo digital, vale super a pena se você quer utilizar o equipamento para assistir uma Netflix ao lado do mozão (risos).

É BOM PARA JOGAR?

Vamos ao que interessa aos gamers de plantão. O Lenovo S145 não foi desenvolvido para esse tipo de ação especificamente, contudo, verificamos o seu potencial para os jogos adequados para computadores intermediários e obtivemos os seguintes resultados:

Games como Fifa, The Sims 4 e CS:GO, por exemplo, são tranquilos de jogar no S145, mesmo na modalidade de médio e alto FPS (Frames per Second). Enquanto o famosíssimo GTA V demostrou uma qualidade de jogo apenas no baixo FPS, portanto, não recomendável para a segurança do notebook que, obviamente, esquenta demais quando se é utilizada uma grande capacidade de sua potência.

É BOM PARA TRABALHAR?

Entendemos que o S145 está sendo considerado como um dos notebooks mais vendidos no Brasil justamente por esse tópico: trabalho. Em condições de média e alta complexidade da capacidade do processador em tarefas de trabalho, o equipamento tem um alta performance, não há o que discutir. Avançadíssimo para quem deseja produzir atividades rotineiras e até mesmo de lazer.

Caminhando para a conclusão da review, apresentaremos os resultados da bateria do notebook analisado durante o consumo de aplicativos básicos e internet rodando: em desempenho máximo, em brilho de 100% de tela, a bateria durou por volta de 3h e 10m; já em desempenho médio, em brilho de 50% da tela, a bateria suportou 5h e 20min; enquanto no desempenho baixo (econômico), em brilho de 30% da tela, o S145 chegou a 6h e 15min.

Ressaltamos, por fim, que o Lenovo Ideapad S145 é muito bom! Mesmo com a exposição de seus pontos negativos, não podemos desconsiderá-lo como um concorrente brilhante, principalmente no que consiste ao custo-benefício. Seus preços, dependendo do site, podem variar entre R$3.500,00 a R$4.500,00, preço combatível com as habilidades que desenvolve.

Publicidade

Terminamos mais uma Review, nós ficamos por aqui. E você, deixe nos comentários a sua opinião sobre o Ideapad S145.

5/5 - (1 vote)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest