A Caixa Econômica Federal anunciou que lançará o cartão do programa digitalmente para os beneficiários do Auxílio Brasil a partir de segunda-feira. Este cartão virtual permite que os beneficiários efetuem pagamentos em diversos estabelecimentos como supermercados e farmácias utilizando apenas o aplicativo Caixa Tem.
A opção virtual é destinado aos beneficiários do Auxílio Brasil que utilizam o Caixa Tem. No entanto, é provável que quem já recebeu o cartão físico tenha acesso primeiro ao virtual.Vale lembrar que inicialmente os cartões bancários físicos serão emitidos pelo Auxílio Brasil para os beneficiários recebidos na modalidade de poupança social digital e que tenham o benefício concedido a partir de dezembro de 2021.
COMO ACESSAR O CARTÃO?
O primeiro passo é atualizar o Caixa Tem. Para isso, o beneficiário deve entrar na PlayStore ou AppleStore e procurar por Caixa Tem. Depois é só clicar em Atualizar.

Após atualizar o aplicativo, você precisa abrir o Caixa Tem e ver a opção “Cartão Auxílio Brasil” na tela principal conforme mostrado abaixo.

Em seguida, você deve clicar na opção para para ser redirecionado para outra tela onde aparecerá o cartão virtual do beneficiário.
Esta tela mostra todas as informações sobre o cartão do auxílio.
O nome do beneficiário aparece no cartão.

Abaixo está o nome completo, data de validade do cartão e código de segurança. Toda vez que o beneficiário fizer uma compra com este cartão, este código de segurança, marcado com a seta vermelha, deverá ser gerado.

Mesmo lá embaixo há um aviso do próprio app informando: “Esse código muda a cada compra e vai demorar alguns minutos”.
Qual o objetivo do novo cartão?
Modernize o pagamento do Auxílio Brasil e dê mais independência ao beneficiário na hora das compras, além de aumentar a segurança nas transações. A tecnologia de chip de contato reduz o risco de clonagem.
Será enviado a todos os beneficiários do Auxílio Brasil
Inicialmente, está prevista a emissão de cartões para as famílias que recebem o benefício na modalidade Poupança Social Digital e o benefício foi concedido a partir de novembro de 2021.
O cadastro da senha pode ser feito nas agências da Caixa, nas lotéricas e pelo aplicativo Caixa Tem com a opção “Auxilio Brasil” e depois clique em “Criar Senha”.
O cartão será enviado por correio para o endereço da família indicado no Cadastro Único. O cartão é enviado junto com o titular, que contém informações importantes sobre o cartão, como:
- Propriedades do cartão
- Como cadastrar a senha do cartão
- Condições do programa
- Plano de pagamento
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e do a Caixa