fbpx

Meu INSS – Aprenda a se Cadastrar (Passo a Passo)

Publicidade

Você já pensou em acessar todos os seus dados previdenciários e utilizar os serviços do INSS diretamente da sua casa?

Saiba que isso é possível! Por meio do site ou do aplicativo do meu INSS, trabalhadores aposentados e pensionistas de todo país podem ter o controle dos seus benefícios da Previdência pelo computador ou pelo celular.

Publicidade

Para te ajudar a acessar essas funcionalidades vamos te explicar o passo-a-passo de como fazer o cadastro para acessar o meu INSS.

O meu INSS é uma plataforma digital criada pela previdência social para facilitar a vida dos seus segurados reunido em uma só ferramenta diversas informações e serviços relativos aos benefícios previdenciários por lá é possível:

  • Acessar os seus dados trabalhistas e previdenciários
  • Fazer simulações de aposentadoria
  • Consultar pagamento do INSS
  • Solicitar e acompanhar requerimento

Tudo sem precisar se deslocar e nem mesmo enfrentar filas em uma agência!

Desde Maio de 2019 o meu INSS foi integrado a outros programas do governo federal por meio do login gov.br isso significa que com um único cadastro você consegue acessar tanto o INSS como outros sites institucionais e serviços públicos.

Publicidade

Existem algumas funções mais simples do INSS que podem ser acessadas sem cadastro, enquanto outras são exclusivas para quem tem conta na plataforma.

De qualquer forma, sempre recomendamos que você faça o cadastro pois ele é fácil e garante o acesso a informações previdenciárias de forma mais completa.

Então vamos ao passo a passo para realizar esse cadastro:

Acesse o meu INSS

cadastro meu inss
Imagem Reprodução Meu INSS

Para iniciar o processo de criação da sua conta você deve entrar no site meu.inss.gov.br na página inicial você verá a opção de “ENTRAR” para quem tem o login e a outra opção de “CADASTRAR SENHA” é nesse segundo botão que você deverá clicar.

Fazendo isso você será levado de forma automática ao portal de acesso gov.br onde você deverá clicar em criar sua conta gov.br.

cadastrar meu inss
Imagem Reprodução Meu INSS

Aparecerão algumas opções de cadastro como: validação facial pelo aplicativo, internet Bank e certificado digital.

cadastrar meu inss
Imagem Reprodução Meu INSS

Recomendamos que você vá pelo número do seu CPF que é uma das formas mais fáceis de cadastro mas a escolha é sua.

Se optar por esse formato você será levado a uma nova página onde precisará inserir seu nome completo e CPF e concordar com os termos de uso.

cadastrar meu inss
Imagem Reprodução Meu INSS

Após informar as opções é só marcar o campo não sou um robô, clicar nas imagens solicitadas e avançar o cadastro.

Autenticação do Usuário

O segundo passo é validar alguns dados apresentados pelo INSS para confirmar que de fato é você mesmo que está realizando o cadastro.

Será realizada algumas perguntas como: nome da sua mãe? Data do seu nascimento? Ainda nessa etapa será preciso responder perguntas relacionadas com o seu trabalho como: Que empresa atuou? Qual foi o seu último salário-de-contribuição? Recebeu algum benefício do INSS?

Para garantir que você não vai errar nenhum dado vale a pena ficar com os documentos como a carteira de trabalho ou as guias da Previdência Social em mãos.

Habilitação do Cadastro

A terceira etapa é ativação do seu cadastro, aqui você receberá um código de confirmação do cadastro para ativar a sua conta é possível optar por receber essa informação por sms no celular ou por e-mail.

Caso o seu e-mail não se esqueça de conferir a sua caixa de spam, após localizar é só inserir o código recebido na página do meu INSS e avançar para a última fase.

Cadastrar a Senha

Então basta criar uma senha para o seu cadastro não esqueça que essa será a sua forma de acesso ao meu INSS e a outros serviços públicos.

Portanto precisa ser bem memorizado, porém também não crie uma senha muito fácil ou se relacione com os seus dados pessoais por uma questão de segurança.

Agora é só clicar em concluir para finalizar o seu cadastro!

cadastrar inss
Imagem Reprodução Meu INSS

A próxima vez que entrar no site do meu e INSS você poderá clicar em entrar e digitar o seu CPF e sua senha cadastrada para acessar todos os serviços da plataforma.

Problemas no cadastro?

Como você viu, realizar esse cadastro é uma tarefa bem simples, no entanto é possível que aconteça algum problema por conta de algum clique errado ou até falta de um assento ou de um número.

Durante a digitação de uma data você deverá prestar bastante atenção para evitar esses enganos.

Caso aconteça, você pode retornar após um prazo de 24 horas para tentar fazer o cadastro novamente.

Se tiver algum problema ou alguma dúvida é possível ir até uma agência do INSS ou Ligar para a central de atendimento 135 e solicitar ajuda.

Publicidade

Esse foi o tema de hoje, se você gostou curte e compartilha conteúdo com aquele colega que está precisando fazer o cadastro do meu INSS.

5/5 - (1 vote)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest