Vale Gás: cadastro, quem tem direito e qual valor pago?
O Vale gás é um dos principais programas sociais do governo federal, que possui como objetivo o auxílio na compra do botijão de 13kg. Assim, o governo realiza o pagamento de 50% do valor total.
Nos últimos meses, de modo emergencial, o governo passou a pagar 100% do valor do botijão para as famílias inscritas. Dessa forma, é preciso entender, primeiramente, que se tratou apenas de uma medida provisória.
O auxílio ocorre por conta do aumento no valor do botijão, que, hoje em dia, já se tornou capaz de comprometer boa parte da renda da população como um todo.
Nesse sentido, deve ser também uma das principais apostas do novo governo a partir de 2024. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos tratar sobre o vale gás, como realizar o cadastro, quem tem direito e os valores do benefício para 2024.
Quem tem direito ao vale gás?
Assim como quase todos os benefícios sociais, o vale gás se destina para famílias inscritas no Cadastro Único. Por isso, antes de qualquer coisa, se faz necessário que o cadastro esteja devidamente realizado e registrado.
Com isso, passa-se a analisar os requisitos extras, como a renda familiar mensal per capita ser de, no máximo, meio salário-mínimo. Dessa forma, seria um valor de mais ou menos R$600.
Além disso, também se enquadram as famílias que possuam membros beneficiários do Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social. Nele, se beneficia pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais, desde que comprovem não possuir meios de subsistência da família.
É importante ressaltar, inclusive, que existe uma prioridade dentro do vale gás, algo que não ocorre com tanta frequência. Segundo o governo, mulheres vítimas de violência doméstica, sob monitoramento de medidas protetivas, possuem essa preferência na adesão.
Isso ocorre, principalmente, para auxiliar essas mulheres no combate a situação de violência. De modo geral, a dependência financeira acaba sendo sempre o fato mais decisivo nesses casos.
Mesmo assim, se trata apenas de uma prioridade, e não de exclusividade. Portanto, basta estar dentro dos requisitos e com o cadastro em dia, que, possivelmente, seu benefício será concedido.
Vale gás cadastro: como realizar?
Como citamos anteriormente, o vale gás segue a norma de grande parte dos benefícios sociais, utilizando o cadÚnico como base. Assim, não se faz necessário nenhum cadastro específico para o programa.
Caso a família não seja inscrita no Cadastro Único, basta se dirigir até o CRAS da cidade e realizar a inscrição. Feito isso, basta esperar a conferência dos dados.
A inscrição no cadÚnico não assegurará o recebimento do benefício, já que o mesmo conta com requisitos específicos para liberação. Assim, o ideal é realizar o cadastro e aguardar para ver se o valor vai ser liberado.
Para consultar se o benefício se concedeu, basta acessar o aplicativo do Caixa Tem ou do Auxílio Brasil. Além disso, também é possível consultar diretamente no atendimento Caixa, discando para o 111.
Outro canal de atendimento, menos indicado, trata-se do número 121, no ministério da cidadania.
Qual o valor do benefício para 2024?
Desde a criação do programa, o vale gás se mantinha com o valor de 50% do botijão de 13kg, pagos de modo bimensal. Agora, com o emergencial, o pagamento em 2022 se deu com 100% do valor do botijão.
No entanto, até o momento, não se tem nenhuma confirmação se o valor do benefício se mantém como 100% para o ano que vem. Por isso, o que se pode esperar é apenas a volta do pagamento dos 50%.
A recorrência do pagamento não muda, ou seja, continua acontecendo a cada dois meses. Em 2023, o último pagamento é o de Dezembro, e, agora, apenas em fevereiro para saber os valores novos do vale gás.
Calendário de pagamento 2024
O vale gás é pago a cada dois meses e utilizando o número final do NIS para determinação das datas de pagamento. Assim, para 2024, o calendário se firmou em:
Quer saber mais sobre as principais curiosidades do mercado? Acompanhe nosso blog para se manter informado com novidades todos os dias!