fbpx

Auxílio Gás como solicitar? VEJA AQUI!

Publicidade

Começou a ser pago dia vinte e sete de dezembro de dois mil e vinte e um o mais novo benefício do governo federal o auxílio-gás o benefício foi aprovado pela câmara dos deputados no final de setembro depois de aprovado pelo senado federal e em seguida sancionada pelo presidente em novembro e foi criado para subsidiar o gás de cozinha para as famílias brasileiras de baixa renda.

O novo benefício também chamado de Vale Gás nasceu de um projeto chamado gáz social de autoria do deputado Carlos Arantine foi criado para ajudar as famílias mais vulneráveis a comprar o gás de cozinha, insumo fundamental para a produção de alimentos.

Publicidade

O deputado disse: “O GLP é impactado pela formação de preços vinculada o barril de petróleo ao Brent, vinculado à variação do câmbio atinge como já é do conhecimento desta casa em algumas praças o valor de até R$120,00 reais e o que é um valor insuportável para famílias de um modo geral especificamente para as famílias que compõem o CADúnico e especificamente para um corte de famílias na extrema pobreza”.

O projeto irá pagar a cada dois meses o valor equivalente a cinquenta por cento do preço médio de um botijão de 13 Kg de gás de cozinha.

Nesse primeiro mês o valor será de R$52,00 nos demais meses o governo levará em consideração a média Nacional conforme explicou através de nota o ministério da Cidadania “Para averiguação do valor do benefício ANP publicará em seu site mensalmente até o décimo dia útil do mês o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13Kg de GLP”.

O benefício será pago pelas famílias de baixa renda ou seja com renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo inscritas e com cadastro atualizado no Cadastro Único e também para as famílias que possua o integrante beneficiário do BPC.

Publicidade

Terão prioridade no recebimento do benefício mulheres vítimas de violência doméstica beneficiadas por medidas protetivas de urgência, em qualquer um dos casos o pagamento será feito preferencialmente à mulher responsável pela família assim como haverá prioridade de pagamento aos beneficiários com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.

Não existe um cadastro específico para receber o benefício! O governo selecionará os beneficiários que cumprem as exigências previstas em lei de forma automática a partir dos cadastros existentes na base de dados do cadastro único e do BPC.

O governo decidiu antecipar o pagamento para cerca de 108 mil famílias que fazem parte do auxílio Brasil e vivem em 100 municípios da Bahia de Minas Gerais e foram duramente atingidos pelas chuvas nos últimos dias.

Essas famílias vítimas das enchentes começaram a receber o auxílio gás no último dia vinte e sete de dezembro elas estão sendo informadas sobre o pagamento através dos aplicativos Auxílio Brasil e do aplicativo Caixa tem.

O ministro João Roma explicou a antecipação: “Mais uma vez o governo federal mostra sensibilidade com os mais vulneráveis antecipando o pagamento do auxílio gás para as pessoas que estão sofrendo com a tragédia das enchentes na Bahia e em Minas Gerais”.

E para saber se a sua cidade está na lista de municípios que vão receber o pagamento do Vale gás antecipado você pode consultar a listagem publicada no diário oficial estadual que foi disponibilizada pelo Ministério da Cidadania.

Já as demais famílias receberam o pagamento juntamente com o pagamento do auxílio Brasil em Janeiro entre os dias 18 e 31, nos demais meses o pagamento seguirá o cronograma e lá no programa social que ficou no lugar do Bolsa Família.

De acordo com o ministério da Cidadania a expectativa é de que gradativamente o programa irá incluir novas famílias de forma que até setembro de 2022 todos os beneficiários do Auxílio Brasil também estejam recebendo o auxílio gás.

O auxílio-gás será pago bimensalmente para as famílias através da poupança social digital do caixa tem da mesma forma que é feito o pagamento do auxílio Brasil.

Publicidade

Da mesma forma os cartões e senhas usados para receber o auxílio Brasil também poderão ser usados para o recebimento do pagamento do auxílio gás e em caso de dúvidas você poderá consultar a central de atendimento Caixa ao cidadão ligando para o número 111

5/5 - (4 votes)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest