Neste post de hoje queremos falar com você que trabalha em uma empresa privada no regime de CLT ou seja com carteira assinada.
Muitas dessas pessoas têm nos perguntado: O que é o PIS?
Alguns até sabem que é um dinheiro e que é um benefício que ela recebe do governo mas não entende muito bem o porquê que recebe e por que que existe esse benefício.
Neste post de hoje vamos esclarecer todas as dúvidas! Vamos começar com a sigla, o PIS nada mais é que:
Programa de Integração Social (PIS)
O programa foi criado no ano de 1970 e não é apenas um número, é um dinheiro ou seja um benefício que é pago aos trabalhadores de empresas privadas pelo governo.
Então já marca essa informação se você trabalha na iniciativa privada, você vai receber o PIS já quem não trabalha na iniciativa privada ou seja é concursado ou é um funcionário público aí vai receber o PASEP que é o:
Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
O PASEP nada mais é que uma espécie de PIS, só que o PIS é pago para quem trabalha na iniciativa privada e o PASEP é pago para quem é funcionário público.
Vale lembrar que houve algumas mudanças desde a fundação do PIS/PASEP, antes de 1988 era pago anualmente pelo Fundo de Participação PIS/PASEP em proporções de cotas com base no salário e tempo de serviço.
Depois do ano de 1988 a contribuição do PIS passou a ser chamada de ABONO SALARIAL que equivale a um salário mínimo e que segue em vigência até hoje.
O abono salarial do PIS/PASEP equivale a um salário mínimo, algumas pessoas recebem menos, mas isso acontece por causa que a pessoa recebe o valor proporcional ao que trabalha durante o ano, mesmo se trabalhar alguns meses durante o ano você receberá um valor proporcional aos meses trabalhados, mas se trabalhar os doze meses irá receber o equivalente a um salário mínimo.
Para finalizar o post de hoje, vamos te ensinar a consultar o seu número do PIS/PASEP!
É possível consultar na sua carteira de trabalho ou em algum holerite de pagamento ou no seu extrato do fgts e até no seu cartão cidadão, lá mostra o número do seu PIS ou do seu PASEP.
Também é possível procurar uma agência da Caixa Econômica Federal portando um documento com foto válido para o país, e se você for funcionário público você pode ir no Banco do Brasil com seu RG e CPF que te informarão o número do seu Benefício.
Resumindo, se você quer mais informações sobre seu PIS é na Caixa Econômica Federal, se você quer mais informações sobre seu PASEP vá ao Banco do Brasil!