fbpx

PIS / PASEP – Descubra o que é!

Publicidade

Neste post de hoje queremos falar com você que trabalha em uma empresa privada no regime de CLT ou seja com carteira assinada.

Muitas dessas pessoas têm nos perguntado: O que é o PIS?

Publicidade

Alguns até sabem que é um dinheiro e  que é um benefício que ela recebe do governo mas não entende muito bem o porquê que recebe e por que que existe esse benefício.

Neste post de hoje vamos esclarecer todas as dúvidas! Vamos começar com a sigla, o PIS nada mais é que:

Programa de Integração Social (PIS) 

O programa foi criado no ano de 1970 e não é apenas um número, é um dinheiro ou seja um benefício que é pago aos trabalhadores de empresas privadas pelo governo.

pis pasep
Imagem Reprodução

Então já marca essa informação se você trabalha na iniciativa privada, você vai receber o PIS já quem não trabalha na iniciativa privada ou seja é concursado ou é um funcionário público aí vai receber o PASEP que é o:

Publicidade

Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

O PASEP nada mais é que uma espécie de PIS, só que o PIS é pago para quem trabalha na iniciativa privada e o PASEP é pago para quem é funcionário público.

Vale lembrar que houve algumas mudanças desde a fundação do PIS/PASEP, antes de 1988 era pago anualmente pelo Fundo de Participação PIS/PASEP em proporções de cotas com base no salário e tempo de serviço.

Depois do ano de 1988 a contribuição do PIS passou a ser chamada de ABONO SALARIAL que equivale a um salário mínimo e que segue em vigência até hoje.

O abono salarial do PIS/PASEP equivale a um salário mínimo, algumas pessoas recebem menos, mas isso acontece por causa que a pessoa recebe o valor proporcional ao que trabalha durante o ano, mesmo se trabalhar alguns meses durante o ano você receberá um valor proporcional aos meses trabalhados, mas se trabalhar os doze meses irá receber o equivalente a um salário mínimo.

Para finalizar o post de hoje, vamos te ensinar a consultar o seu número do PIS/PASEP!

É possível consultar na sua carteira de trabalho ou em algum holerite de pagamento ou no seu extrato do fgts e até no seu cartão cidadão, lá mostra o número do seu PIS ou do seu PASEP.

Também é possível procurar uma agência da Caixa Econômica Federal portando um documento com foto válido para o país, e se você for funcionário público você pode ir no Banco do Brasil com seu RG e CPF que te informarão o número do seu Benefício.

Publicidade

Resumindo, se você quer mais informações sobre seu PIS é na Caixa Econômica Federal, se você quer mais informações sobre seu PASEP vá ao Banco do Brasil!

5/5 - (1 vote)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest