fbpx

Veja o motivo de algumas famílias não estarem recebendo o Vale-Gás

Publicidade

São elegíveis ao Vale Gás famílias cadastradas no Cadastro Único com renda mensal inferior ou igual a meio salário mínimo por pessoa e núcleos familiares com beneficiários do BPC em domicílio, cadastrados no CadÚnico ou não.

Não tem problema conseguir o Auxílio Brasil e o Vale Gás – um apoio financeiro que permite comprar botijões de gás. No entanto, muitas pessoas não recebem um ou ambos os benefícios e não entendem o motivo da falta de pagamento.

Publicidade

Em fevereiro, Auxílio Gás foi transferido antecipadamente por conta do carnaval. O dinheiro foi transferido para as contas de todos os beneficiários entre os dias 14 e 25 do mês anterior. Além disso, outras 110 mil novas famílias foram incluídas no programa social, que garante 50% do valor médio de uma garrafa de 13 kg de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Por que algumas pessoas não receberam ajuda de gás este mês?

Um dos principais motivos é que os pagamentos dos benefícios são feitos a cada dois meses. Portanto, se você o recebeu em fevereiro, não receberá o voucher de gás novamente até abril.

É importante lembrar também que existe uma ordem de transferência de subsídio que também é utilizada para o Auxílio Brasil. Funciona assim: primeiro paga quem tem NIS 1 (Número de Identificação Social), depois quem tem NIS 2, e assim sucessivamente até o NIS terminar em 0.

Publicidade

Vale lembrar que nem todo mundo que recebe o Auxílio Brasil também recebe o Auxílio Gás. Por exemplo, no mês passado, mais de 17 milhões de famílias receberam Axilio Brasil, mas menos de 6 milhões receberam Vale Gás.

Existem alguns critérios de prioridade no Auxílio Gás, entre eles: famílias com cadastro atualizado no Cadastro Único nos últimos 24 meses; famílias com menor renda per capita; famílias com mais pessoas; famílias que recebem Auxílio Brasil; Famílias cujo cadastro foi viabilizado pelo gestor com base em dados investigativos e mulheres vítimas de violência doméstica que tomaram medidas protetivas.

Como saber se fui selecionado para receber o Auxílio Gás?

É possível consultar a situação do benefício por meio do aplicativo Auxílio Brasil, do aplicativo Caixa Tem e do serviço CAIXA pelo telefone 111 e em caso de dúvidas o beneficiário deve entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.

Quem conduz a seleção das famílias do programa Auxílio Gás?

A cada dois meses, as famílias que serão incluídas no recebimento do benefício são selecionadas automaticamente de acordo com os critérios de priorização estabelecidos pelo Ministério da Cidadania.

A seleção das famílias é feita levando-se em consideração os dados inseridos pelo município Salões no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal.

A inscrição no Cadastro Único garante o benefício?

O cadastro é obrigatório, mas não garante o ingresso imediato da família no programa ou o recebimento do benefício.

Publicidade

A cada dois meses, as famílias que recebem o benefício são selecionadas automaticamente de acordo com os critérios de priorização estabelecidos pela Secretaria de Cidadania.

5/5 - (6 votes)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest